Sustentabilidade

Nosso objetivo é de educar para conservação e preservação da natureza, através de atividades concretas. Possibilitando assim a reflexão para chegar ao resultado que é a mudança de atitudes individuais e coletivas para melhoria da qualidade de vida.

A escola usufrui de uma horta escolar, mini-pomar, cisterna coletora de água da chuva, cisterna coletora de água da máquina de lavar, composteira, minhocário e coleta seletiva.

Coleta seletiva: Separação do lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Ela pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em comunidades: condomínios, empresas, escolas, clubes, cidades, etc.

Reciclagem: É a atividade de transformar materiais já usados em novos produtos que podem ser comercializados. Exemplo: papéis velhos retornam às indústrias e são transformados em novas folhas.

Minimização de resíduos : Chamamos de 3 Rs :

primeiro Reduzir o lixo evitando o desperdício, depois Reaproveitar tudo o que for possível antes de jogar fora e só então enviar para Reciclar. A atitude de reciclar, evita que muito lixo seja depositado em aterro.

ALGUNS BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA :
Menor redução de florestas nativas.
Reduz a extração dos recursos naturais.
Diminui a poluição do solo, da água e do ar.
Economiza energia e água.
Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo.
Conserva o solo. Diminui o lixo nos aterros e lixões.

Instituto Akatu foi além deles, criando mais cinco. Compartilhamos também os 8 Rs publicados no site do Akatu:

1 – Refletir: Lembre-se de que qualquer ato de consumo causa impactos do consumo no planeta. Procure potencializar os impactos positivos e minimizar os negativos;

2- Reduzir: Exagere no carinho e no amor, mas evite desperdícios de produtos, serviços, água e energia;

3- Reutilizar: Use até o fim, não compre novo por impulso. Invente, inove, use de outra maneira. Talvez vire brinquedo, talvez um enfeite, talvez um adereço;

4 – Reciclar: Mais de 800 mil famílias vivem da reciclagem hoje no Brasil, quer fazer o bem? Separe em casa o lixo sujo do limpo. Só descarte na coleta comum o sujo. Entregue o limpo na reciclagem ou para o catador;

5 – Respeitar: A si mesmo, o seu trabalho, as pessoas e o meio ambiente. As palavras mágicas sempre funcionam: “por favor” e “obrigado”;

6 – Reparar: Quebrou? Conserte. Brigou? Peça desculpas e também desculpe;

7 – Responsabilizar-se: Por você, pelos impactos bons e ruins de seus atos, pelas pessoas, por sua cidade;

8 – Repassar: As informações que você tiver e que ajudam na prática do consumo consciente. Retuite, reenvie e-mails.