Proposta Pedagógica

Nossa proposta pedagógica tem princípios sócio-construtivistas integrada a abordagem italiana de Reggio Emília. Esta abordagem favorece o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos cognitivos, físico, social e afetivo. Desta forma estruturamos nossa proposta ao longo do ano letivo juntamente com a realidade  do corpo docente, crianças, pais e comunidade.

A Spazio Bambini acredita que a escola é um lugar para se viver, onde a vida esteja em harmonia com o ritmo da existência das crianças e estimule o desenvolvimento de cada indivíduo, inclusive dos adultos, para isso precisa ser acolhedora para as crianças, professores, pais e comunidade envolvida. Um espaço onde todos se desenvolvem e constroem o saber.

Em Reggio Emília, mas não apenas lá, existe efetivamente uma “comunidade de aprendizagem” e nada disso parece ser semelhante ao conceito de escola que por este lado do mundo se preserva.

Uma comunidade de aprendizagem não separa os objetivos da escola dos de seu entorno. Existe não apenas o compartilhar de todos os professores e funcionários aos objetivos que se traçou, mas o sólido compromisso desse mesmo compartilhar por todos quantos habitam essa região. De igual forma há um integral compartilhamento de objetivos - até mesmo porque são discutidos e traçados em comum - existe também um claro compartilhar de lideranças. Cada cidadão sabe seu papel educativo, aprende a exercê-lo e é cobrado por seus pares pela eficácia e intencionalidade com que o exerce. Na escola desfez-se o sentido de individualidade e "ser um professor Reggio Emília" é sempre bem mais que ser "este" ou ser "aquele" professor. Não existe função específica de um que outro, em qualquer circunstância não possa cumprir. O currículo não é feito senão para atender os desafios que a vida comunitária propõe e como esse desafio é dinâmico, o currículo também o é, e dessa forma não existem programações rígidas, fixas que se repetem de um ano para outro, mas o pulsar de uma vida que se modela diante de cada desafio.

A Spazio Bambini propõe uma abordagem baseada na Pedagogia da Escuta que foi sistematizada pelo educador italiano Loris Malaguzzi.

• As crianças podem compartilhar seus conhecimentos e saberes, sua criatividade e imaginação por meio de diferentes linguagens, sem enfatizar nenhuma. As linguagens se evidenciam através do desenho, do canto, da dança, da pintura, da interpretação, enfim, divulgadas por distintas passagens que se somam na execução do projeto e nos saberes que são construídos.

• Anotar, fotografar, gravar e filmar são partes principais da rotina.

• A interação entre o adulto e a criança deve ser uma parceria, na qual interesses e envolvimentos recíprocos devem permanecer e interagir para que um objetivo comum seja alcançado: o saber.

Projetos

O currículo na Spazio Bambini está organizado em projetos de estudo. Os projetos de estudo, não são pré determinados, eles surgem a partir do interesse e curiosidade das crianças. Podem ser desenvolvidos através das vivencias individuais ou coletivas das crianças, o professor precisa ser sensível as propostas que as crianças poderão trazer.

Poderão constituir-se em projetos de curta ou longa duração, dependendo do envolvimento das crianças nas pesquisas e descobertas, as propostas precisam ser elaboradas de maneira a oportunizar a participação de todos.

Após a sondagem do possível projeto, faz-se um levantamento de hipóteses, para averiguar seus conhecimentos prévios acerca do assunto proposto.

A estruturação dos projetos acontecerá oportunamente, não poderá ser preestabelecida, pois, deverá considerar o interesse e afinidade das crianças no grupo, bem como o contexto social no qual se insere.

“O Projeto é uma investigação em profundidade de um assunto sobre o qual valha a pena aprender. A investigação é em geral realizada por um pequeno grupo de crianças de uma sala de aula, às vezes pela turma inteira e ocasionalmente, por uma criança apenas. A principal característica de um projeto é que  ele é um esforço de pesquisa deliberadamente centrado em encontrar respostas para as questões levantadas pelas crianças, pelo seu professor, ou pelo professor que estiver trabalhando com as crianças. “ (HELM, JUDY HARRIS, 2005, p22)